proativdade Psicologa Daniela Alemida Seus

Seja proativo com seus problemas

Atualmente, escutamos muito sobre a necessidade de ser proativo. Talvez este conceito seja mais comum na área profissional, em entrevistas de emprego e em promoções de cargos dentro de uma empresa.

Mas e se eu te disser que esta habilidade por ser uma ferramenta valiosa também em sua vida pessoal?

Um bom ponto de partida para pensar nisso, é refletir sobre como você enfrenta as situações que acontecem em sua vida. Se você for apenas espectador frente á um evento, irá se isentar de sua parcela de responsabilidade e ficará congelando dentro da situação. Esta seria uma postura mais passiva, pois pensamentos e atitudes práticas para contornar o problema estarão distantes desta realidade.

Nesta mesma situação, mas com uma postura ativa, você irá reconhecer e compreender o impacto do problema, e como irá prosseguir a partir deste evento. É preciso reconhecer e valorizar suas habilidades para construir novos rumos.

Ser proativo é ser inovador!

Não pense que para mudar, você precisa apenas ter uma grande atitude e tudo estará resolvido. Muito pelo contrário! O processo de mudança é construído através de pequenos e constantes passos, e olhando por esta ótica, todas as situações se tornarão oportunidades de crescimento e amadurecimento emocional.

No caso de situações de conflito, identificar o problema é fundamental. Mas a partir disso, você precisa pensar sobre o que fará com esta dificuldade. Qual seu planejamento, qual sua organização pessoal para lidar com este problema?Ao se questionar sobre isso, você desocupa a posição passiva e assume a responsabilidade de construir novos caminhos para seguir em frente.

Ser adaptativo e flexível são condições fundamentais para quem quer ser mais proativo. Estas habilidades te motivam a buscar oportunidades, e não justificativas para o problema.

Ninguém é proativo em sua zona de conforto! Não deixe que o medo e os velhos hábitos continuem a determinar escolhas e consequências de sua vida.

Toda crise é uma nova oportunidade para refletir e se reinventar. Então arrisque-se a fazer diferente, faça cada vez melhor. Trabalhe sua auto-estima e se fortaleça para tolerar as frustrações.

A vida nem sempre é como desejamos, mas nem por isso precisamos viver com desprazer!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Fechar Menu