Criatividade Psicologa Daniela Almeida Seus

Sabia que sua criatividade afeta seu mundo interno?

Ser criativo nos abre um leque de opções para sabermos lidar com diversas situações da nossa vida. A criatividade em si, nos faz buscar novas formas de resolver os problemas do cotidiano, de nos reinventarmos em nosso relacionamento, novas formas de aproveitarmos os momentos com os filhos, ser inovador no trabalho, enfim, buscar novas possibilidades em diversos recortes de nossas vidas.

A criatividade é unica e singular, não ha como copiar esta característica de outra pessoa, precisamos desenvolvê-la! Podemos ter ideias semelhantes, afinal de contas não estamos falando aqui em um ser sublime que irá revolucionar o mundo.. pensamos aqui em pessoas comuns, como eu e você, que temos nossa rotina, nossas dificuldades , momentos felizes, e que de alguma forma estamos sempre em busca de viver melhor.

Temos nossa forma particular de nos relacionarmos com o mundo e com as pessoas, por isso, não existe certo e errado no contexto criativo, existe apenas nossa percepção e como nos expressamos a partir dela. Ser criativo é se reinventar, é visualizar a vida com novos olhos, é nossa capacidade de olhar adiante do que estamos vendo no momento.

Percebemos neste ponto então, que nosso estado de humor pode interferir significativamente em nossa criatividade. Um humor deprimido, por exemplo,  tende a destinar sua percepção á aspectos mais negativos , não havendo espaços para novas perspectivas e saídas alternativas nas dificuldades que se apresentam ao longo da vida. Ao passo que uma pessoa com maior equilíbrio emocional, tende a avaliar melhor novas possibilidades e estratégias que irão contribuir para sua qualidade de vida.

 Algumas dicas para melhorar sua capacidade criativa

Mude seus hábitos! 

Troque a monotonia por algo que acrescente em sua vida

Converse com outras pessoas, troque ideias.

Perceber outros pontos de vista também estimulam nossa capacidade reflexiva

Para onde você está caminhando?

Tenha clareza de suas metas, e reflita sobre alternativas para alcançá-las

Anote as boas ideias!

Não deixe seus penamentos criativos se prederem na sua rotina

Estimule sua mente com bons livros e filmes.

Devemos nutrir nossa mente com novos conteúdos, que nos tragam bem-estar e ampliem nossa capacidade reflexiva

 Cuide da sua saúde mental e explore sua criatividade!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Fechar Menu